V BEM (Brazilian Enucleation Meeting) e III TOP (Therapies of Prostate)

História


A História do BEM, que já nasceu fazendo o bem...

08 de março de 2019, Chile, foi ali que de fato a semente do BEM surgiu, já internacional.... Um grupo de urologistas em um curso de enucleação endoscópica de próstata com energia bipolar coordenado pelos Dr. Alberto Ambrogini e Dr. Hugo Lopez, em Santiago, no Chile. Todos muito empolgados com a técnica de EEP e um clima muito amistoso entre os participantes. Era fim de tarde e veio a pergunta: “onde vamos jantar? “. Como é hábito aqui no Brasil, para tudo se cria um grupo de WhatsApp. E para combinar a “janta”, nascia assim o grupo de “Enucleation Brazil” com cerca de 10 participantes.

Santiago, Chile, 08 de março de 2019

Ao longo de 2019 o grupo Enucleation Brazil foi ganhando adeptos da técnica de enucleação endoscópica de próstata (EEP). Só havia (a ainda há) um requisito para entrar nesse grupo: estar envolvido de alguma forma com a EEP. Postagens e mais postagens com bons resultados da EEP, todos muito animados com a técnica, que ainda contava com pouquíssimos adeptos no Brasil. Nessa época havia cerca de 10 urologistas com proficiência na técnica de EEP no Brasil. Escassez de equipamentos, a maioria retirando os fragmentos com técnica mushroom, já que morcelador ainda era um artigo de luxo. As fontes de energia que havia no Brasil na época eram o HoLEP e BipolEP. O HoLEP no Brasil já desde 2008, em Curitiba com Dr. Edison Slongo e o BipolEP começando a partir de 2018 com Dr. Alberto Ambrogini e Dr. Daniel Moser.

Entramos em 2020 e surge a terrível pandemia do COVID-19. A pandemia intensificou-se no Brasil a partir de março de 2020. Cirurgias suspensas, filas de espera por uma cirurgia de próstata cada vez maiores e restrição de leitos. Apesar disso, o movimento da EEP no Brasil não parou. Webinars, cirurgias de EEP com alta precoce, ajudando a desafogar o sistema de saúde do país. Em meio a esse cenário, no dia 25 de setembro de 2019, às 21h50, Dr. Thiago Hota manifesta no grupo Enucletion Brazil que conseguiu, com apoio da empresa Lumines (representada no Brasil pela Russer), a doação de 30 fibras laser para realização de um mutirão de enucleações de próstata no Hospital Zilda Arns, para pacientes do SUS, que sofriam em longas filas pelas restrições da pandemia.

A pandemia parecia que ia abrandar e nesse mesmo dia, Dr. Daniel Moser entra em contato com Dr. Thiago e sugere a realização não apenas de um mutirão de cirurgias prostáticas, mas da criação de um Congresso de Enucleação Endoscópica de Próstata. Com ambos muito animados com a técnica, ela é prontamente bem recebida.

Como um é pouco, dois é bom e três é “bom demais”, Dr. Marcelo Wroclawski foi convidado para se juntar ao grupo nessa empreitada e prontamente aceitou o convite.

E assim nasceu o 1º Brazilian Enucleation Meeting, o BEM, nos dias 20 e 21 de novembro de 2020, no Hospital Zilda Arns, em Curitiba, organizado pelo Instituto BEM (Dr. Daniel Moser, Dr. Thiago Hota e Dr. Marcelo Wroclawski), com apoio da Secretária de Saúde de Curitiba, FEAS (Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba), Hospital Zilda Arns, Lumenis e Russer. Estiveram presentes 30 urologistas de várias regiões do país, ávidos por aprender a nova técnica que começava a ganhar força no país. Foram realizadas 4 cirurgias de EEP, sendo 2 HoLEPs (Dr. Thiago Hota) e 2 BipolEPs (Dr. Daniel Moser).

Célebre foto do 1º BEM, no auditório do Hospital Zilda Arns, no qual já se prezava pelo princípio da enucleação anatômica, independente da fonte de energia utilizada.

Cirurgiões do 1º BEM (Dr. Daniel Moser e Dr. Thiago Hota), moderados online pelo Dr. Marcelo Wroklawski

Participação internacional do Dr. Mariano Gonzales, Argentina

O movimento da EEP no Brasil começa a ganhar força nesse evento. E não podia mais parar..... Ano a ano o evento foi ganhando mais adeptos e interesse da comunidade urológica nacional e internacional. No 2º BEM tivemos marcantes participações online do Dr. Thomas Herrmann e do Dr. Fernado Gomes-Sancha, além da participação presencial do Dr. Armin Secker, trazido com apoio da empresa Richard Wolf. Mais e mais empresas foram acreditando no projeto, mais e mais urologistas interessados na técnica e o evento foi crescendo ano a ano. Sempre com clima amisto, amigável e caráter extremamente prático. Um Congresso de técnica cirúrgicas, com base em cirurgias ao vivo e experts na área. No 3º BEM outras terapias para próstata foram agregadas ao Congresso e nascia também o TOP (Therapies of Prostate).

Chegamos em 2024... nos dias 22 e 23 de novembro, mais uma vez o Hospital Zilda Arns recebe o BEM TOP. Agora em novo auditório, para comportar os mais de 300 participantes, 5 cirurgiões internacionais participando presencialmente, demonstrando as mais modernas tecnologias para realização da EEP, além de outras terapias para o tratamento do aumento benigno da próstata. Vem você também fazer parte dessa história.